SINCOMÉRCIO LINS possui profissionais qualificados para atender as exigências legais quanto a SAÚDE e SEGURANÇA de seus empregados, elaborando laudos específicos para as empresas, com o objetivo de prevenir a saúde e integridade do trabalhador, através da antecipação, avaliação e controle dos riscos ambientais existentes, ou que venham a existir no ambiente de trabalho.


A prevenção da saúde do trabalhador também se fará através de exames médicos obrigatórios para as empresas, tais como: exame admissional;  periódico; retorno ao trabalho; mudança de função; demissional e exames complementares, dependendo da  função exercida e da exposição de riscos, tais como: agentes físicos (ruído, calor,  etc.), químicos (radiação ionizante, benzeno, etc.) e biológicos (bactérias, fungos, etc.) a que se submete o trabalhador, e/ou á critério do médico do trabalho

É importante manter os Laudos Técnicos atualizados, a fim de prevenir ações de natureza trabalhista e civil por danos causados ao comerciário, provenientes de sua atividade profissional.

 

O QUE OFERECEMOS

Profissional altamente qualificado na elaboração de:

- Exames Médicos Admissionais, Periódicos e Demissionais

 

Principais Normas Regulamentadoras - NRs

 

As principais Normas Regulamentadoras de Saúde e Segurança do Trabalhador que vigoram sobre as empresas, independente do CNAE (Código Nacional de Classificação Econômica), são as NR-7 (PCMSO), NR-9 (PPRA) e a NR-5, (CIPA), e outras Normas Regulamentadoras que o Agente Fiscal do Trabalho poderá exigir após uma averiguação do local de trabalho.

 

Exemplos

 

Ausência de Serviço especializado em Medicina e Segurança do Trabalho - NR-04

Estabelece a obrigatoriedade das empresas públicas e privadas, que possuam empregados regidos pela CLT, a organizarem e manterem em funcionamento o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, de acordo com o grau de risco da atividade principal e o número de trabalhadores do estabelecimento, estabelecidos no quadro II da NR 04 (empresa com mais de 50 funcionários) com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.

 

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - NR-05

Não são todas as empresas que deverão compor uma CIPA. De acordo com seu número de funcionários e o grau de risco da empresa será feito  o enquadramento,  as empresas desobrigadas de implantar CIPA, precisam indicar um designado responsável  para realizar o treinamento e garantir que as medidas de segurança sejam implantadas e seguidas por todos os funcionários.

 

- Falta de fornecimento de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) Adequados e documentação dos mesmos - NR-06

 

A NR – 06  define quais são os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) que poderão ser utilizados para e garantir a proteção do trabalhador quando outras medidas não forem suficientes. Esses EPI’s deverão possuir C.A. (Certificado de Aprovação), todo funcionário precisa ser conscientizado da importância do uso do equipamento e deverá receber treinamento específico sobre como e quando usar cada EPI fornecido pela empresa.

 

- PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - NR-07

Esta Norma obriga a empresa a contratar um Médico do Trabalho para realizar e coordenar o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), que consiste em avaliar os riscos que se submete o trabalhador nas funções que exerce na empresa, orientando com medidas preventivas, diminuindo assim, doenças profissionais e acidentes de trabalho.

 

- PPRA - Programa de Prevenção de Risco a Ambientais - NR-09

O PPRA que tem por objetivo, definir uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores face aos riscos existentes no  ambiente de trabalho. A legislação de segurança do trabalho considera como riscos ambientais, agentes físicos, químicos e biológicos que em razão da concentração e do tempo de exposição são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

 

- Instalações elétricas inadequadas, fiação elétrica exposta - NR-10 

Esta Norma estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a saúde e a segurança dos funcionários que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas; dimensiona conforme a voltagem, a tensão a que está exposto o trabalhador e aponta quais serão as medidas que deverão ser tomadas em cada situação, tanto com relação ao ambiente. Todos os funcionários que executam serviços expostos à eletricidade necessitam de treinamento especifico.

 

- Manuseio e Armazenamento de Cargas Incorreto - NR-11

A NR 11 estabelece critérios referente a movimentação de cargas, quanto a maneira de transportar, movimentar e armazenar tais cargas pelas empresas. A qualificação, a responsabilidade do trabalhador que executará a atividade e os treinamentos periódicos pelos quais ele deverá passar.

 

- Máquinas e Equipamentos sem condições de Segurança - NR-12

Esta NR trata do arranjo físico e das condições mínimas de segurança do ambiente de trabalho onde serão utilizadas máquinas e ferramentas que ofereçam risco eminente de acidentes as pessoas envolvidas, define o espaçamento entre as máquinas os tipos de manutenção que devem ser submetidas tais máquinas, os dispositivos de segurança que devem existir além de requisitos legais que cada equipamento deve contemplar.

 

- Falta de Segurança nos trabalhos com Fornos - NR-14

A NR-14 define quais medidas de segurança contra radiação de calor, riscos de explosões e incêndios dispersão de gases nocivos utilizados para originar o fogo devem ser tomadas pelas empresas que fazem o uso de fornos.

 

- Comprovação de Atividades Insalubres - NR-15

Define os limites de tolerância para cada agente agressor. É através dessa quantificação que são definidos os EPI’s adequados e se um ambiente é insalubre ou não. Quando temos uma situação onde a partir da quantificação do agente agressor identificamos que é ultrapassado o Limite de tolerância para aquele risco, temos uma situação característica de insalubridade, que pode ser desqualificada com a adoção de medidas de controle e de proteção quanto a estes riscos.

 

- Iluminação inadequada, transporte de cargas incorretas -ERGONOMIA - NR-17

O Laudo Ergonômico trata dos assuntos relativos a adaptação do trabalhador ao seu posto de trabalho e seu conforto para realizar atividades como carregamento de peso, trabalhos repetitivos trabalhos em posturas inadequadas por longos períodos de tempo. Ela estabelece os parâmetros mínimos para a adequação dos postos de trabalho para atividades desse gênero.

 

- Ausência de extintores de Incêndio/Hidrantes - NR-23

A NR-23 trata das equipes de funcionários que serão responsáveis por prevenir e dar o primeiro combate a princípios de incêndios e quando isso não for possível realizar a evacuação das áreas atingidas, procurando de forma adequada e segura garantir a integridade física dos trabalhadores envolvidos. Sobre a NR-23 é muito comum encontrarmos e ouvirmos falar das equipes de brigada de incêndio. O seu trabalho é definido pela NR-23 e pelas Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros.



- Ausência de condições sanitárias adequadas e conforto nos locais de trabalho - NR-24

Esta é a norma regulamentadora que trata das Condições Sanitárias e de Conforto nos locais de trabalho referente disciplina e os preceitos de higiene e de conforto a serem observados nos locais de trabalho, especialmente no que se refere a: banheiros, vestiários, refeitórios, cozinhas e água potável, visando a higiene dos locais de trabalho e a proteção à saúde dos trabalhadores.

 

- PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário

O Perfil Profissiográfico Previdenciário-PPP constitui-se em um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais (informações contidas no PPRA) resultados de monitoração biológica (Informações contidas no PCMSO) e resultados dos exames médicos, durante todo o período em que o trabalhador exerceu suas atividades e tem como finalidade comprovar as condições de trabalho no requerimento da aposentadoria especial.


© 2012. Todos os direitos reservados. Sincomercio Lins