Cartórios de São Paulo já enviam certidões pela Internet.

Materia3

A tecnologia de Certificação Digital conta com mais uma aplicação para facilitar a vida do cidadão: cartórios de São Paulo já oferecem serviço que envia a segunda via de certidões por e-mail, com validade igual às de papel.

As certidões eletrônicas que podem ser obtidas são as de Nascimento, Óbito e Casamento. No site www.registrocivil.org.br, o usuário escolhe a opção “Eletrônica”, caso queira o envio por e-mail, ou “Em papel”, se quiser a entrega da certidão tradicional pelos Correios. O documento entregue pela Internet, em formato PDF, é válido em todo território nacional, tem autenticidade assegurada pelo uso de Certificado Digital e pode ser usado para envio a órgãos públicos, como a Receita Federal, INSS, tribunais, escolas, etc.

Após fazer o pedido no site, o usuário deve imprimir o boleto e realizar o pagamento, para que a certidão seja liberada. É importante lembrar que, caso seja impresso, o documento passa a ter a validade de uma cópia simples. Apenas a versão eletrônica, ao ser encaminhada, tem o valor de uma certidão original.


© 2012. Todos os direitos reservados. Sincomercio Lins